VEM AI A SEMANA CULTURAL MESTRE SIVUCA E ZÉ DA LUZ



Itabaiana se prepara para mais uma grande festa cultural em comemoração aos seus 119 anos de emancipação política. A "Semana Cultural Mestre Sivuca e Zé da Luz" já está se tornando uma tradição na Rainha do Vale do Paraíba. Durante este evento, que tem a coordenação da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Laser do município, será realizada diversas atividades culturais, como exibição de filmes e documentários, apresentação de peças teatrais, feira de artesanato, lançamentos de livros, homenagens a artistas da terra, etc. Na programação teremos também a participação do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar na Rua que tem desenvolvido um excelente trabalho, revelando novos valores para a cultura desta terra prodigiosa.
Salve Itabaiana! Terra de tantos valores, de tantos primores... Terra de Vladimir Carvalho, do mestre Sivuca, de Zé da Luz, Jessier Quirino e tantos outros poetas e artistas anônimos que fazem o dia a dia deste município, abrilhantando cada vez mais a sua história.

UMA AMIGA DE VERDADE


Conheci Dona Dida em 1994. Eu era vereador no município de Pilar, tinha apenas 22 anos e estava no meu 1º mandato legislativo. Antes a conhecia só de nome: “Dona Dida a mãe dos pobres de Itabaiana”. “Eleita e cassada”. “Injustiçada”.Foi quando chegou a eleição de 1994 e Dona Dida aventurou-se candidata a deputada estadual. Agora sim a região do Vale do Paraíba poderia participar com seu voto para mudar a história de injustiça que ela teria sido vítima, por diversas vezes, durante a sua vida pública em Itabaiana.

O prefeito de Pilar era José Benicio e eu era o então presidente da Câmara. Fui o primeiro vereador de Pilar a levantar a bandeira da candidatura de Dona Dida à Assembléia Legislativa do Estado. José Benicio logo aderiu. E, não só Pilar, mas toda a região votou maciçamente na viúva de Doutor Aglair para deputada estadual.

Que campanha bonita! O povo nas ruas gritando D-I-DI... D- A- DÁ!!! E em Una de São José, município de Pedras de Fogo, Zuza do Doce completava dizendo: e D-A-DAU-T-O-TÓ!!! Porque Adauto Pereira, de saudosa memória, era o candidato a deputado federal.

Hoje toda vez quando reencontro Dona Dida, sinto a alegria de quem está revendo uma velha amiga. "Uma amiga de verdade que o tempo não muda".

Parabéns Dona Dida! E muito obrigado por me ter acolhido nesta terra majestosa de Sivuca, Vladimir Carvalho e Zé da Luz, onde todos respiram poesia.


EM ITABAIANA
Sem esquecer minha Pilar
que sempre haverei de amar;
viverei minha vida lhana
na terra de Itabaiana!

Pois aqui nesta cidade
encontrei felicidade;
Deus me deu a minha esposa,
os meus filhos, o meu lar;
Foi aqui em Itabaiana

onde voltei a sonhar!


Onde fiz novos amigos,
(amigos pra conservar)
e embora alguém desconfie
que não vim para ficar

eu seguirei pelo trilho,
sempre a verdade a pregar;
a refletir o meu brilho
e a conquistar meu lugar!