A CARROÇA DA POESIA!



Fui surpreendido hoje a tarde com um projeto da professora Suely Maria, uma itabaianense que está realizando um excelente trabalho de motivação à leitura e à produção de poemas com os alunos do 5º ano primário da Escola Odete Mendes, no distrito de Campo Grande. O projeto que tem tem o título "A magia de ler e escrever poesia" está sendo desenvolvido com o objetivo de editar um pequeno livro com poesias dos alunos e também a organização de uma carroça, que funcionará como uma pequena biblioteca ambulante, com o nome de "Carroça da Poesia"! 

Na terra do poeta Zé da Luz isto é uma coisa extraordinária! Que merece o apoio não só da Secretaria Municipal de Cultura, como também de toda a comunidade itabaianense, que deseja ver a Rainha do Vale do Paraíba recuperar a sua coroa. 

São idéias como estas que fazem toda diferença, pela originalidade e prática, a serviço de uma causa nobre que é o incentivo a leitura nas escolas, bairros e povoados.

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.


Em 2011, como secretário adjunto de cultura do município de Itabaiana, coordenei a realização do 1º Concurso Municipal de Poesia, com os alunos da rede municipal de ensino, que pela primeira vez na nossa história tiveram o privilégio de lançarem um livro escrito por eles mesmos.


O livro UM NOVO TEMPO DE POESIA, com 65 páginas, foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foram confeccionados mil exemplares e o lançamento aconteceu às 14 horas do dia 24 de maio, na AABB de Itabaiana, com a presença do poeta Jessier Quirino, dos novos escritores mirins, de seus familiares, dos professores, diretores e supervisores das escolas e também de muitas autoridades locais. 


Itabaiana é um celeiro de poetas. A poesia aqui surge como as flores do campo. Até o oxigênio que respiramos aqui tem poesia. Por isso precisamos manter acesa a chama da cultura, incentivando cada vez mais os novos talentos da terra encantadora de Sivuca e Vladimir Carvalho.

Antonio Costta