DIA NACIONAL DO ESCRITOR



A MINHA ALMA É POESIA

Digo-vos com alegria:
É poesia a minha alma!
Escrevo todos os dias
Com fé, com amor e calma.

Digo-vos com alegria:
É poesia a minha alma!
O que importa a ironia
De quem não me bate palma?

Quando escrevo é por amor,
Não pra ser um escritor
Consagrado em meu país...

Quando estou a escrever,
A essência de meu ser...
Sou o poeta mais feliz!


HOMEM DE LETRAS
Ó homem de letras
Que pisa no chão
Sentindo o calor
Do agreste torrão!

Ó homem de letras
Que sente profundo
Em seu coração
As dores do mundo!

Ó homem de letras,
De grande emoção,
Pra que tantos versos
Escritos - em vão?...

Ó homem de letras,
Não suba nas casas;
Não busque planetas...
Não crie novas asas!

Ó homem de letras,
Não busque a vaidade;
A glória terrena
Da imortalidade!

Procure cantar,
Com simplicidade,
A fé, a esperança,
O amor, a verdade.

Ó homem de letras,
Exalte ao Senhor!
Prossiga cantando
O seu Redentor.

As coisas da terra
Aqui vão ficar;
Mas a glória de Deus
Nunca vai acabar!

EM CADA VERSO QUE ESCREVO...

Em cada verso que escrevo tem uma lágrima,
Em cada verso que escrevo tem um sorriso,
Em cada verso que escrevo tem sentimento,
Tem a verdade e a emoção que não diviso!...

Em cada verso que escrevo tem um alerta,
Em cada verso que escrevo tem um aviso;
Em cada verso que escrevo tem um poeta
a dizer, serenamente, o que é preciso!...

Em cada verso que escrevo tem um espelho,
Em cada verso que escrevo tem um conselho,
Tem uma palavra d’amor e de guarida...

Em cada verso que escrevo tem minha fé,
Minha confiança em Jesus de Nazaré...
Em cada verso que escrevo tem minha vida!

Antonio Costta