OS "BARRAQUEIROS" DE ITABAIANA MERECEM RESPEITO



Ouvi a entrevista da promotora pública da Comarca de Itabaiana, Drª Maricely Fernandes, ontem (12 de setembro) no programa Jornal da Manhã, da rádio Itabaiana FM, chamando, de forma generalizada, aos trabalhadores autônomos que tem suas lanchonetes no centro da cidade, de 'barraqueiros'. Achei o termo muito pejorativo, pois a palavra barraqueiro pode ser interpretada não só como pessoas que trabalham em barracas, mas também como pessoas que fazem confusão por qualquer coisa.

Nós sabemos que as barracas instaladas nas praças e na avenida principal da cidade realmente prejudicam a beleza da terra de Zé da Luz e, muitas vezes, até o trânsito de veículos. Mas não se pode negar a utilidade de seus serviços prestados a nossa população.

Não podemos tratá-los como intrusos ou perturbadores da ordem, eles são seres humanos, pais de famílias, lutando arduamente pela sobrevivência.



É muito fácil tomar decisões por traz de um birô, quando se tem a vida confortável, com um salário dígino, sem conhecer de perto a vida dessas pessoas simples e trabalhadoras, que ficam até as madrugadas vendendo seus lanches para honrar seus compromissos e dá um futuro melhor para seus filhos. Por isso, eu acho, que eles merecem todo respeito das autoridades, quando forem tomar alguma decisão relativa a eles, pois os mesmos devem serem tratados com carinho e atenção, e não apenas como se fossem "barraqueiros". 

Antonio Costta

Nota: no Dicionário da Língua Portuguesa - com Acordo Ortográfico

Definição de barraqueiro:

1. que ou aquele que faz, vende ou aluga barracas
2. que ou aquele que vende em barraca
3. popular- que ou aquele que arma confusão ou provoca escândalo
4. popular- que ou aquele que chama muito a atenção por ser espalhafatoso.
Fonte: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/barraqueiro